Livros 2012 - #15 - 1Q84

Depois de ler 1984, agora é a vez de 1Q84.

Esse livro me chamou muito a atenção uma vez que estava zanzando pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional quando comprei o Moby Dick.

Mas no dia, rá! Eu não comprei.

E não anotei o nome do livro, embora o projeto gráfico havia me chamado muito a atenção. Essa aí é a capa, um papel vegetal com essas letras impressas e quando tira essa capa transparente os números ficam vazados. Achei muito bem bolado!

Sim, eu julguei um livro pela capa. Podem me jogar na fogueira.

E foi uma cruzada atrás dele. Nunca mais tinha encontrado o livro na livraria. E pesquisei tudo no google, todos os termos inimagináveis como "Livro com capa de japonesa" ou "Livro com capa vegetal números grandes" e não encontrei nem uma pista.

Foi aí que eu fiz o óbvio: fui perguntar pra uma funcionária da Livraria Cultura se ela conhecia. Na hora ela falou: "Ah! Deve ser o One-Kill-Eighty-Four!", me mostrou uma imagem, mas infelizmente no dia não tinha o livro lá. Aparentemente ele estava vendendo muito.

Alguns dias depois ele chegou lá e eu comprei.

Eu li apenas o livro 1, dá umas trezentas páginas. Se você comprar esse que tem essa capa aí virão os três juntos num fascículo de quase mil páginas. E está em inglês (mas dá pra entender de boas).

Primeiramente a tradução foi muito bem feita. Até partes complicadas como explicar o nome de uma das protagonistas, a Aomame, ele explica os ideogramas e tudo mais. Ás vezes um problema complicado em tradução de coisas orientais são os nomes serem parecidos. Confundi direto Tamaru com Tamaki, e eles são pessoas completamente diferentes, desde sexo até importância na história.

Ele tem personagens carismáticos e pega na maior ferida da cultura japonesa: o machismo.

Quase toda personagem feminina tem um histórico de abuso sexual por parte de homem. Desde estupro, até sexo oral forçado. Isso é bem tenso, ainda mais considerando a sociedade japonesa, que se projeta tanto como um lugar perfeito e ordenado.

Ele fala também da ineficiência da polícia japonesa. Mas enquanto aqui no Brasil o maior problema são as milícias, lá no Japão o problema mesmo é a imensa máquina burocrática nipônica.

Por fim, ele é diferente também porque a história é desenvolvida por meio do ponto de vista dos dois protagonistas, a Aomame e o Tengo, que ao menos nesse primeiro livro eles ainda não se encontram.

Logo no meio da história eles descobrem sobre a Sakigake, uma seita que tem como principais práticas isolar seus membros no campo, culto a um líder controverso e estupros contra crianças. O que eles descobrem sobre isso tudo, vou deixar na sua curiosidade pra ler o livro, hehe.

Antes de continuar a leitura, vou partir pra um que queria ler desde que terminei Os homens que não amavam as mulheres. Lá vou eu pra segunda parte da história! Valeu pelo presente, Naiara!

Comentários

Postagens mais visitadas